Devo usar protetor solar em dias de chuva?

Sabemos que passar protetor solar quando se vai a praia é fundamental. Passar protetor no dia a dia para ir trabalhar tem sido prática comum também. Agora o que muita gente não sabe é que passar protetor solar em dias nublados ou de chuva também deveria ser uma rotina obrigatória na sua vida. Mas, você me pergunta, “O protetor não é solar?

O fato é que, mesmo em dias de chuva o sol aparece, acredite! Ele só está lá encoberto pelas nuvens carregadas de água, mas ele está lá! A emissão de raios continua acontecendo só que com menos intensidade, claro!

Agora vamos entender por que você precisa usá-lo mesmo em dias chuvosos. Para isso vamos entender primeiro os tipos de raios solares:

– UVA (ultravioleta tipo a): esses raios penetram nas camadas mais profundas da pele sem deixar marcas, causando envelhecimento precoce e o melanoma, um tipo agressivo de câncer.

– UVB (ultravioleta tipo b): atingem a camada mais superficial da pele, são eles que provocam a vermelhidão e as queimaduras solares. Além disso, também estão diretamente relacionados ao câncer de pele menos agressivo, mais comum dos tumores nesse tecido.

Os raios UVA e UVB estão presentes em todas as estações do ano. Os UVB são mais predominantes nas estações quentes, já os UVA incidem o ano inteiro e durante todo o dia.

Posts Recentes

Deixe seu comentário