ESTÉTICA PARA TERCEIRA E QUARTA IDADE

Hoje em dia, a estética para a terceira e quarta idade vêm ganhando força e o mercado busca atingir gradativamente esse público.

Hoje em dia, a estética para a terceira e quarta idade vêm ganhando força e o mercado busca atingir gradativamente esse público. Nota-se que, sob o ponto de vista biológico, terceira idade se constitui de pessoas com idade entre 50 e 77 anos, já a quarta idade se constitui de pessoas com idade entre 78 e 105 anos. De acordo com dados deste ano de 2018 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a expectativa do brasileiro chega a 76 anos, sendo que 1 em cada 4 brasileiros tem 50 anos ou mais. Na maioria dos casos, a pele das pessoas da terceira ou quarta idade requer um cuidado maior, visto que elas tendem a ser mais sensíveis e frágeis, portanto tratamentos profiláticos devem ser implementados objetivando a prevenção de doenças comuns oriundas do envelhecimento.

O processo de envelhecimento é progressivo e as alterações morfológicas e fisiológicas passam a ser mais evidentes ao longo dos anos. O aspecto da pele, por sua vez, se reflete se ela foi cuidada ao longo dos anos, como isso ocorreu, devido a sua genética e, é claro, aos seus hábitos cultivados, tais como: estresse, álcool, alimentação desequilibrada, fumo (ainda mais um público que, antigamente, considerava elegante fumar), poluição, frio, diferenças de temperatura e calor úmido. Efeitos esses que podem gerar sinais mais drásticos à pele, sendo: mais fina, ressecada embora tenha sido oleosa no decorrer de sua juventude, mais frágil, mais propensa a lesionar, manchas, vermelhidão, opacidade e perda de elasticidade. E, mais nocivamente ainda, pode ocasionar o câncer de pele.

Essa involução fisiológica ocorre da seguinte maneira: diminuição da atividade dos fibroblastos e, consequentemente, redução de produção de colágeno, elastina, renovação celular, produção do sebo e da barreira hidrolipídica, afetando negativamente a defesa imunológica.

A partir desses efeitos, a indústria estética passa a olhar mais cuidadosamente para as pessoas da terceira e quarta idade. Como já mencionado, a busca por cuidados aumenta devido à preocupação desse targetpara com a sua saúde, mas há um grande percentual da demanda de tratamentos estéticos, para que o paciente obtenha uma sensação de bem-estar e maior qualidade de vida, a fim de poder usufruir ainda melhor de sua aposentadoria e/ou tempo ocioso.

Algumas dicas valiosas para proteger a pele são: ingerir bastante água, aplicar sabonetes líquidos e esfoliantes e usar o filtro solar diariamente. Outras dicas que também devem ser implementadas com o propósito de contribuir em todo envoltório terapêutico são: alimentação balanceada e incluir em sua rotina a prática de exercícios físicos, se possível diariamente, iniciando pelas caminhadas, alongamentos, sempre respeitando seus limites. Os tratamentos estéticos recomendados são:

  • Peeling de cristal (Dermotonus Esthetic);
  • Limpeza de pele;
  • Terapia vibro-oscilatória (com o Modellata®) para massagem relaxante;
  • Drenagem linfática;
  • Radiofrequência (com o Hooke®) em tratamento de flacidez de pele;
  • Carboxiterapia (com o Ares®) para redução de gordura localizada;
  • Luz intensa pulsada (com o Lyra®) em tratamentos de manchas.

Vale ressaltar que antes de todo e qualquer tratamento estético, o profissional corretamente habilitado deve avaliar as condições de pele de seu paciente.

Fonte: http://www.ibramed.com.br/public/blog/44
Posts Recentes

Deixe seu comentário